Nós, brasileiros, estamos acostumados com as paisagens no entorno de estradas e rodovias. Somos motoqueiros, motoristas, caminhoneiros e passageiros, ou seja, esse elemento é algo comum em nossas vidas.
As estradas podem nos oferecer belas paisagens legitimamente geográficas. Pois, são interferências humanas na natureza. VEJAMOS ALGUNS BELOS EXEMPLOS:
ATLANTIC ROAD - NORUEGA
ESTRADA DE LA MUERTE - BOLÍVIA
ENTRETANTO, Rodovias são obras de grande impacto
A escolha brasileira pelo transporte rodoviário traz, embutida, diversas conseqüências ambientais. Além do grande efeito poluidor dos gases liberados pelos escapamentos dos automóveis, há o impacto da construção das estradas que implica em retirada e transferência de enormes quantidades de terra, desmatamento, alterações na forma de escoamento das águas, assoreamento de rios e expansão urbana associada.
KABUL JALALABAD - AFEGANISTÃO
GUOLIANG TUNNEL ROAD - CHINA
Algumas pesquisas estão desenvolvendo mecanismos para facilitar esses estudos. É o caso do trabalho da pesquisadora Marinez Ferreira de Siqueira, do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), que trabalha com modelos ambientais para analisar a distribuição de espécies. Esses modelos são criados a partir dos dados ambientais (clima, vegetação, topografia, entre outros) de pontos onde se sabe que a espécie ocorre. A partir desses dados, o modelo pode identificar outros pontos com a mesma característica ambiental e, portanto, passíveis de possuírem a espécie estudada.
JEBEL HAFEET MOUNTAIN ROAD - EMIRADOS ÁRABES
KAWAZU LOOP BRIDGE - JAPÃO
MONT VENTOUX - FRANÇA
MONTE FUGI - JAPÃO
PASSO GRIMSEL - SUIÇA
PASSO DELLO STELVIO - ITÁLIA
Um estudo publicado na revista Nature, em março de 2004, analisa mudanças na composição e dinâmica da vegetação de áreas na Amazônia central. As taxas de mortalidade, recrutamento e crescimento de árvores aumentou nessas áreas havendo, também, um aumento da densidade de certas espécies. Segundo os pesquisadores o aumento das concentrações de gás carbônico na atmosfera pode ser a explicação para essas mudanças.
RUA 40 - ARGENTINA
SERRA DO RIO DO RASTRO - SANTA CATARINA
SEVEN MILE BRIDGE - ESTADOS UNIDOS
TIANMEN MOUNTAIN ROAD - CHINA
TRANSFAGARASAN - ROMÊNIA
Qualquer intervenção humana no meio gera algum tipo de impacto. O que precisamos desenvolver, são métodos que diminuem o nível das ações. Mas devo assumir que essas estradas são de encher os olhos!
FONTE: Zuun Motorcycles E Com Ciência