PAISAGENS: Geografia das Estradas



Nós, brasileiros, estamos acostumados com as paisagens no entorno de estradas e rodovias. Somos motoqueiros, motoristas, caminhoneiros e passageiros, ou seja, esse elemento é algo comum em nossas vidas.

As estradas podem nos oferecer belas paisagens legitimamente geográficas. Pois, são interferências humanas na natureza. VEJAMOS ALGUNS BELOS EXEMPLOS:

ATLANTIC ROAD - NORUEGA

ESTRADA DE LA MUERTE - BOLÍVIA

ENTRETANTO, Rodovias são obras de grande impacto


A escolha brasileira pelo transporte rodoviário traz, embutida, diversas conseqüências ambientais. Além do grande efeito poluidor dos gases liberados pelos escapamentos dos automóveis, há o impacto da construção das estradas que implica em retirada e transferência de enormes quantidades de terra, desmatamento, alterações na forma de escoamento das águas, assoreamento de rios e expansão urbana associada.

KABUL JALALABAD - AFEGANISTÃO

GUOLIANG TUNNEL ROAD - CHINA

Algumas pesquisas estão desenvolvendo mecanismos para facilitar esses estudos. É o caso do trabalho da pesquisadora Marinez Ferreira de Siqueira, do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), que trabalha com modelos ambientais para analisar a distribuição de espécies. Esses modelos são criados a partir dos dados ambientais (clima, vegetação, topografia, entre outros) de pontos onde se sabe que a espécie ocorre. A partir desses dados, o modelo pode identificar outros pontos com a mesma característica ambiental e, portanto, passíveis de possuírem a espécie estudada.

JEBEL HAFEET MOUNTAIN ROAD - EMIRADOS ÁRABES

KAWAZU LOOP BRIDGE - JAPÃO

MONT VENTOUX - FRANÇA

MONTE FUGI - JAPÃO

PASSO GRIMSEL - SUIÇA

PASSO DELLO STELVIO - ITÁLIA

Um estudo publicado na revista Nature, em março de 2004, analisa mudanças na composição e dinâmica da vegetação de áreas na Amazônia central. As taxas de mortalidade, recrutamento e crescimento de árvores aumentou nessas áreas havendo, também, um aumento da densidade de certas espécies. Segundo os pesquisadores o aumento das concentrações de gás carbônico na atmosfera pode ser a explicação para essas mudanças.

RUA 40 - ARGENTINA 


SERRA DO RIO DO RASTRO - SANTA CATARINA

SEVEN MILE BRIDGE - ESTADOS UNIDOS 

TIANMEN MOUNTAIN ROAD - CHINA

TRANSFAGARASAN - ROMÊNIA 

Qualquer intervenção humana no meio gera algum tipo de impacto. O que precisamos desenvolver, são métodos que diminuem o nível das ações. Mas devo assumir que essas estradas são de encher os olhos!


FONTE: Zuun Motorcycles E Com Ciência

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