O BLOG "Geografia para quê?" INAUGURA COM ESSA POSTAGEM, UMA SÉRIE DE MATÉRIAS SOBRE A CIDADE DE BARBACENA. O OBJETIVO É ALERTAR, INFORMAR E PROTESTAR, MANDE SUA SUGESTÃO, FOTO OU DENUNCIA. VAMOS JUNTOS COMPARTILHAR O DESCASO COM A NOSSA CIDADE E TAMBÉM RESSALTAR O VALOR DO NOSSO MUNICÍPIO!
OBS: ESSA POSTAGEM FOI AO AR NO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO E A PREVISÃO DA OBRA ERA PARA MARÇO, MAS ATÉ AGORA, NADA!
ESGOTOu a Paciência
Os moradores da Rua Bahia, em Barbacena MG, estão sofrendo há alguns anos com o descaso da prefeitura em relação ao córrego canalizado que passa na frente das suas casas. O engraçado é que é tão comum as cidades jogarem seus esgotos nos rios que as pessoas pensam que córrego é um canal de água suja, mas não é! Córrego é um pequeno canal de água corrente, ou seja, um pequeno rio.
PERIGO DENGUE ODOR SAÚDE SEGURANÇA
BOM SENSO VERGONHA
"... o asfalto cedeu em frente a minha casa e por isso não posso utilizar minha garagem, tenho contado com a boa vontade dos vizinhos. E tenho vizinhos que trabalham com comércio e tiveram seus negócios prejudicados por esse motivo." Moradora entrevistada
O córrego da Rua Bahia é uma vergonha para o município, pois se tornou um esgoto a céu aberto, ele foi canalizado e passa por baixo da Rua Olegário Maciel, EPCAR, bairro Pontilhão e ressurge próximo ao comércio Bahamas Mix. Neste ponto, ele já se encontra poluído e com mau cheiro.
Mas os problemas não param por aí. O córrego canalizado se encontra abandonado e degradado. A cada dia e a cada chuva ele fica mais deteriorado!
Desde que o canal foi construído, em 1996, e apelidado de a "obra do século", nunca mais recebeu manutenção, ou pelo menos a necessária. Logo nos primeiros anos após a obra, problemas estruturais começaram a aparecer e devido ao descaso político e falta de movimento social, os problemas chegaram a um ponto crítico.
A população local vem enfrentando problemas como: rua interditada, risco de acidente, medo, prejuízos no comércio, etc.
Recuperação da Rua Bahia
O atual prefeito Toninho Andrada, o mesmo que idealizou a "obra do século", conseguiu um financiamento de 2,5 milhões de reais para a recuperação do local. No dia 2 de Julho de 2014, um documento foi assinado por ele dando permissão para o início das obras com a previsão de duração de 12 meses.
Uma solenidade foi realizada na Rua Bahia e o prefeito disse: "Há 20 anos, quando fui prefeito pela primeira vez, este local era um matagal, mas com muito esforço e uma grande obra, demos vida a este local. Fiz uma obra inteira e agora, fazer esta recuperação é ‘café pequeno’. Sei que as pessoas queriam a obra de imediato, mas foram muitos os problemas que tivemos que superar para hoje anunciar que a Rua Bahia será recuperada". Caro prefeito, canalizar um rio já foi sinônimo de progresso. Hoje já sabemos e a Geografia está aqui para alertar a sociedade que a canalização soluciona aparentemente os problemas, mas cria e intensifica outros. Como por exemplo o aumento da velocidade das águas, enchentes e morte da biodiversidade do leito do rio.
NOTA: Cidades europeias estão desfazendo as canalizações e reconstituindo os caminhos originais dos rios.
Pois bem, a obra foi liberada e apenas dois míseros trechos foram recuperados e um deles é uma vergonha. É HUMILHANTE para os moradores que pagam os seus impostos em dia terem que tirar dinheiro do próprio bolso para amenizar a situação.
Área de Risco?
Eu, Celso Fonte, e Fábio Altair somos estudantes de Geografia na UFSJ. Nós visitamos o local e analisamos o entorno do córrego para saber se há o PERIGO e a VULNERABILIDADE para classificar o local como ÁREA DE RISCO.
De fato é uma Área de Risco, porém, não há vulnerabilidade em todos os pontos que estão desabando. Apenas as casas que estão rente ao córrego correm risco de desmoronar, além disso, o tráfego de veículos pesados podem gerar um pequeno deslizamento. A região também apresenta risco para crianças e curiosos, já que em vários setores a mureta de proteção não existe mais.
Uma moradora da Rua Bahia foi entrevistada e o medo é evidente, a falta de informação por parte da prefeitura e o desconhecimento da dinâmica fluvial, intensificam e exageram o problema que existe, mas não é tão grave, pois o solo do leito do rio é aplainado, profundo e argiloso, o que dificulta um grande movimento de massa. A entrevistada disse: "A estrutura das casas tem sido muito prejudicada e convivemos com a possibilidade de o asfalto ceder e algum acidente ocorrer em decorrência disso." Ela também disse que as paredes estão úmidas e trincadas. Isso deve estar ocorrendo em mais casas e a explicação pode estar relacionada com algum cano que entupiu com os sedimentos do talude que se rompeu ou, o que é mais provável, o nível do lençol freático está umedecendo o solo e provocando a umidade, o mesmo pode ter sido o responsável por romper as paredes do canal fazendo pressão de dentro para fora.
A obra sai ou não sai?
Eu entrei em contato com a empresa de engenharia Reconp, a responsável pela obra. Fui informado de que a obra foi paralisada devido ao período de chuvas. Chuva? Onde? No fim do ano passado? Mentira! Vivemos um período de seca histórica para o município, alguns bairros ficaram nove dias consecutivos sem passar uma gota d'água no hidrômetro. Essa obra já era para ter saído.
O engenheiro Marcos Flávio Pereira de Castro informou que a previsão para o retorno das obras é a partir do mês de Março. E enquanto isso a dignidade desce esgoto a baixo junto com as palavras do nosso prefeito.
O Vereador Amarílio de Andrade confirmou a previsão de início das obras.
O Vereador Amarílio de Andrade confirmou a previsão de início das obras.
O dinheiro está aí, a obra já foi autorizada, o que falta? Vontade política e mobilização social. Compartilhe essa matéria, reclame, cobre, cumpra o papel de cidadão. Vamos juntos fazer de Barbacena a cidade dos nossos sonhos. Além disso, no mínimo, a prefeitura deveria estar deixando os moradores informados. A pessoa entrevistada falou sobre esse assunto. "Pelo menos eu não ouvi ou vi nenhum pronunciamento oficial direcionado aos moradores. É tudo sempre falando a respeito da "reforma", mas nada claro ou específico."
OBS.: peço aos aos moradores para que contribuam com o problema, fazendo com que ele não seja intensificado. Durante a minha visita e a do Fábio, vimos muito lixo no talude do córrego e nas beiradas dos barrancos. Isso só agrava a erosão e enchentes. Para podermos cobrar alguma coisa temos que ser éticos e representantes da cidadania.
Todas as imagens são de acervo pessoal.
DEIXE SEU COMENTÁRIO A BAIXO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A NOSSA CIDADE.
VEJA + IMAGENS DA DEGRADAÇÃO DA RUA BAHIA. CLIQUE > AQUI
DESCUBRA COMO TUDO COMEÇOU COM A SÉRIE "COSMOS: A Origem da Terra"
CLIQUE AQUI E VOLTE BILHÕES DE ANOS NO TEMPO.