"Só os mortos conhecem o fim da guerra."
Douglas MacArthur
O blog "Geografia para quê?" já postou a primeira parte da postagem sobre os lucros da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL e agora, você já pode ler a última parte.
O uso do cinema como plataforma para fins de propaganda e doutrinamento, e também para objetivos pedagógicos, esteve presente, no início do século XX, em diversos países, independentemente da ideologia que pregavam. Nações como Estados Unidos, Alemanha, União Soviética, Inglaterra e França fizeram grande uso destes recursos no cinema. Já na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), inicia-se tal processo, e não somente com as telonas, mas por meio de diferentes meios de comunicação – como o rádio e os jornais impressos. O rápido avanço tecnológico desses meios foi fundamental para a disseminação da propaganda política ao redor do mundo.
No período entreguerras, as campanhas publicitárias passaram a ser sistemáticas e generalizadas, com forte intervenção estatal, tanto nos regimes totalitários, quanto nas “democracias liberais”. Nessa fase, é importante destacar os Estados Unidos e a Alemanha nazista, pois ali surgiram formas sofisticadas da propaganda de massas. Com a 2ª Guerra Mundial, a exaltação ideológica no cinema atinge uma proporção absurda, constituindo um verdadeiro “cinema de guerra”.
FONTE: Cinéfilos
De maneira geral, a Europa saiu perdendo com a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, pois foi o palco dos embates e não houve um planejamento para um lucro posterior a guerra. Mas os EUA planejou e muito bem! Confira o vídeo a baixo e entenda um pouco mais.
Como esse blog atende a um público, em maioria, ligado a educação, posto um vídeo interessante que sintetiza a história da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. E como os professores de Geografia tem um objetivo diferente, quando se trabalha com guerras, o vídeo pode introduzir a parte histórica de uma forma lúdica e atraente. Mesmo para quem não gosta, como é o meu caso, querendo ou não, o Funk chama a atenção. E como chama!!!