O novo estágio, comportamento e análises.
O
estágio supervisionado é o momento em que o graduando estabelece as relações
entre: políticas pedagógicas, prática x teoria, didática e método. Fatores
esses, que ficam soltos e desarticulados durante as exposições das diversas disciplinas
do curso de licenciatura.
Quando
se entra em uma escola, o graduando passa a analisar o seu futuro ambiente de
trabalho de uma forma crítica e profissional, além disso, os conteúdos
absorvidos na faculdade, passam a interagir e a fazer sentido. No momento em que
todas essas percepções vêm à tona, os desafios e o cotidiano estarão visíveis
para que o graduando realmente se estabeleça na decisão de seguir a carreira do
profissional professor.
O
professor é um ofício fundamental na sociedade, com isso, o estágio teve que
passar por uma análise e legislação específica com a área de atuação. A partir
da Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais
(1999), ampliaram, intensificaram e oficializaram-se as discussões sobre o
Estágio supervisionado nas licenciaturas e nas demais formações profissionais.
Essas
leis definiram um fator fundamental, durante as 400 horas de estágio, o
graduando irá vivenciar criticamente as relações que se dão na escola para
poder refletir e dialogar com as informações que moldarão a personalidade do
profissional professor. Ou seja, o método tradicional, onde o estagiário ficava
inerte dentro de uma sala de aula, observando o comportamento do professor e
dos alunos, é coisa do passado.
Isso
posto, o graduando irá observar, analisar e refletir durante o seu estágio, os
seguintes fatores: práticas, conceitos, procedimentos e atitudes educativas;
conflitos, cotidiano, disparidade cultural; concluindo, aprende-se e produz
conhecimento com o professor em exercício na escola básica.
Com
isso, infere-se que a observação geral do âmbito escolar, irá indicar a forma
da abordagem dos conceitos geográficos para os alunos daquela escola. Conteúdos
como: geomorfologia e geopolítica, serão estruturados de maneira que desenvolva
o processo de ensino-aprendizagem daquele determinado tipo de grupo discente.
Portanto, a cada escola, haverá uma nova análise sociocultural que definirá
novas estruturas curriculares. Por isso, torna-se importante, realizar estágios
em escolas diferenciadas.
Além
dessa abordagem do estágio supervisionado, pela perspectiva do conteúdo, da
metodologia de trabalho, da didática em sala de aula, do saber ser e fazer na
sala de aula, o estágio supervisionado é, também, reflexivo a respeito das
ações políticas, ideológicas e culturais presentes na profissão professor. (SOUZA,
Carla Juscélia)
Esta
postagem é um resumo do texto: O papel do estágio
supervisionado na formação de professores de Geografia[1].
[1] Texto elaborado pela profa. Dra. Carla Juscélia de
Oliveira Souza para os alunos de Estágio Supervisionado I, do Curso de
Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei, em abril de 2013.