Geografia da Avenida Paulista


     A Avenida Paulista é um dos símbolos da capital do estado de São Paulo e mantém destaque na América Latina. Além disso, ela é um centro cultural e de entretenimento.
     Entretanto, nem sempre essa avenida foi o símbolo do urbanismo brasileiro. A avenida foi criada no final do século XIX, a partir do desejo de paulistas em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próximo às mais movimentadas centralidades do período, por essa época altamente valorizadas e totalmente ocupadas, tais como a Praça da República, o bairro de Higienópolis e os Campos Elísios.
    A avenida Paulista foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e do Dr. Clementino de Souza e Castro (na época Presidente do conselho de intendências da cidade de São Paulo, atual cargo de prefeito), para abrigar paulistas poderosos representantes do café.

    
     Naquela época, houve grande expansão imobiliária em terrenos de antigas fazendas e áreas devolutas, o que deu início a um período de grande crescimento. As novas ruas seguiam projetos desenvolvidos por engenheiros renomados, e nas áreas mais próximas à avenida e a seu parque central os terrenos eram naturalmente mais caros que nas áreas mais afastadas; não havia apenas residências de maior porte, mas também habitações populares, casebres e até mesmo cocheiras em toda a região circundante. Seu nome seria avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima declarou:

"Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas"



     A economia de São Paulo forma o maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal do Brasil, fazendo da capital paulista a 10ª mais rica do mundo e, segundo previsões, será em 2025, a 6ª cidade mais rica do planeta. 



       Avenida Paulista, foi por muito tempo o mais tradicional e importante centro financeiro da cidade e do Brasil, mas hoje em dia, o pólo do capital está se concentrado também na cidade de São Paulo, mas agora é na Marginal Pinheiros na região da Ponte Estaiada.


DIA 1º DE JANEIRO ESTREIA A SÉRIE QUE COMEÇARÁ
FALANDO SOBRE O RELEVO OCULTO




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários