Esta série de postagens é a mais visualizada do blog "Geografia para quê". E deste vez o "Volta ao Mudo" leva você para a capital do Peru, a cidade de Lima que fica no deserto na região dos Andes. Se você for ao Peru, provavelmente ouvirá alguém dizer: “Nunca chove em Lima”. Tremendo por causa do ar frio e úmido, você pode ficar imaginando se é assim mesmo.
LIMA situa-se no grande deserto ao longo da costa do oceano Pacífico, na América do Sul —, uma região cujo clima é um dos mais atípicos do mundo. Essa faixa de terra árida vai do deserto Sechura, no extremo norte do Peru, até o deserto de Atacama, no Chile. Essa região não é um deserto a toa!
O deserto litorâneo fica entre os Andes e as águas azuis do oceano Pacífico. Olhando de longe, parece não haver nada no litoral a não ser colinas de pedra e areia. A erosão cobre as encostas das colinas com pedras marrons que, aos poucos, descem pelas vertentes em direção ao mar, às vezes com o auxílio de tremores de terra, muito freqüentes na região.
Mas por que não chove?
A resposta está nos ventos alísios, que sopram do leste para o oeste. Quando encontram a serreada cordilheira dos Andes, os ventos são forçados a subir e, na tentativa de ultrapassar a cordilheira, eles se resfriam, fazendo com que a umidade que carregam se condense e se precipite em forma de chuva e neve.
Além disso, a fria corrente de Humboldt, que sai da Antártida em direção ao norte, contribui para resfriar as águas do mar, fazendo que que a evaporação marinha seja precária, com isso a condensação é mínima.. O resultado desse conjunto de fatores é um deserto extremamente seco, porém não muito quente. Por incrível que pareça, embora a chuva seja escassa, o grau de umidade do ar é muito alto, especialmente no inverno peruano (entre maio e novembro). De onde vem essa umidade?
No inverno, nuvens baixas pairam sobre o litoral e do oceano Pacífico vem uma neblina densa, que os peruanos chamam de garúa. Durante essa estação, podem-se passar meses sem um raio de sol, o que confere à região um clima um tanto frio, ou conforme alguns dizem, sombrio. Apesar de se localizar nos trópicos, a temperatura média em Lima no inverno varia entre 16 e 18 graus centígrados. A umidade relativa do ar pode chegar a 95% sem chover, mas os já acostumados moradores de Lima, chamados limenhos, se agasalham bem para se protegerem do frio úmido e penetrante.
A falta de chuva é do cotidianos dos limenhos, sendo assim, os moradores menos favorecidos nem ao menos constroem telhados em suas casas ou então improvisam com materiais de fácil acesso, mas nada resistente. A cidade também não conta com muitos boeiros.
FAVELA DE INTIORKO, LIMA |
> MANDE SUA SUGESTÃO, QUAL SERÁ A NOSSA PRÓXIMA PARADA?