ANTÁRTICA: O Fenômeno do Dedo da Morte


O Dedo Gelado da Morte
ANTÁRTICA


Sei que parece um título de filme de ficção ou de terror, mas é um incrível fenômeno feito pela natureza nos mares da Antártica. Desta vez o blog "GPQ?" leva você em uma viagem para o Polo Sul e juntos daremos um mergulho nas águas geladas deste lugar único e tão delicado do nosso planeta.

Divulgado pela primeira vez pela rede de televisão BBC, o fenômeno revela imagens impressionantes e raras de uma coisa que acontece no mar gelado da Antártica.

Oficialmente, é chamado de “Brinicle”. O fenômeno do Brinicle acontece em situações muito específicas em que um fluxo de água com uma concentração salina maior que o normal desce da superfície em direção ao leito do mar. 



Como a alta concentração de sal no fluxo faz com que o jato tenha temperaturas bem abaixo de zero, isso é suficiente para congelar rapidamente a água em seu caminho. O resultado é uma espécie de estalactite que cresce lentamente da superfície gelada em direção ao fundo mais quente, congelando tudo que ficar no seu caminho. 

O curioso é que esse fenômeno se espalha por um trecho do fundo do mar congelando tudo que toca, inclusive seres vivos como algas, estrelas do mar e peixes. Daí o nome DEDO DA MORTE!

A Antártica é realmente um local incrível do nosso planeta e ainda voltaremos aqui várias vezes. Gostou? Comente e deixe sua opinião? 


VEJA O FENÔMENO POR COMPLETO

          
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
3 de fevereiro de 2015 às 12:14 delete

Que lindo!!!! Tadinha das estrelinhas kkkkk

Responder
avatar