- O processo erosivo possui diversas feições, como: sulcos, ravinas e voçorocas, entretanto todo esse processo tem como origem, as gotas d'águas que caem da chuva (fenômeno splash).
- Normalmente, esse conteúdo da ciência geográfica é abordado de forma rápida e superficial, isso quando é trabalhada com os alunos do ensino básico.
COMO GARANTIR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?
Primeiramente, devemos apresentar aos alunos a Geografia como uma ciência igual a qualquer outra, portanto seus conceitos podem ser testados por possuírem método científico.
O que você, professor, acha de abordar o processo erosivo através de experimentos e/ou trabalho de campo? Os fatores naturais que influenciam a erosão dos solos são: chuva, cobertura vegetal, topografia e solos, além disso existe o fator influenciador antrópico. Portanto, é absolutamente possível criar experimentos e trajetos pela cidade que visualizem de forma didática e prática para os estudantes.
ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Há um experimento que mostra a intensidade da perda de partículas do solo de acordo com o tipo de uso do mesmo.
A cobertura vegetal diminui o impacto das gotas de chuva e reduz a velocidade das águas que escorrem sobre o terreno, possibilitando maior infiltração de água no solo e, diminuição do carreamento das suas partículas.
Portanto, quanto maior a vegetação no solo menor é a quantidade de material carregado pela água quando há chuva.
Além disso, através desse mecanismo, pode-se trabalhar com a relação vegetação/qualidade da água.
Na internet, existem diversos experimentos do tipo, mas apresento mais um recurso para despertar a atenção do estudante.
FONTE PRIMÁRIA
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Essa experiência permite observar, de forma simplificada e hipotética, o comportamento da água pluvial em contato com solos diferentes.
A água é mantida pela vegetação para que aos poucos seja absorvida pelo solo. Com o desmatamento a água deforma a areia e se acumula. Quando a superfície é impermeável, a água se concentra e pouco é absorvida. Com isso, de uma forma simples, é possível que o aluno crie, observe, analise e conclua os efeitos de cada uso do solo em relação a infiltração e o escoamento.
Esse segundo experimento foi fruto do meu projeto de extensão na UFSJ, ele foi praticado com 17 alunos do ensino fundamental II. No fim, os alunos responderam a um questionário e ao serem perguntados se gostariam de participar de outra oficina, o resultado foi este:
FONTE PRIMÁRIA |
Experimente com a sua classe, os novos métodos e uma dedicação de qualidade são essências para o tipo de alunos de hoje!
Alguma dúvida? Gostou? COMENTE!