RESUMO
CONHECIMENTO
DO ESPAÇO ESCOLAR
LIVRO: Prática
de ensino de geografia e estágio supervisionado.
AUTOR: Elizabeth
Cristina Macceo Sato e Silvia Renata Fornel.
“O conhecimento do cotidiano é, a nosso ver, fundamental
Para o hoem comum ou profissional de base, pois a partir
Deste saber ele poderá planejar e atuar no cotidiano de
Maneira a preparar mudanças no âmbito institucional”.
Sonia Penin, Cotidiano
e escola, a obra em construção.
Devido ao avanço da indústria e, dentro de um
período histórico, o sistema de organização de Taylor colonizou as escolas.
Esse sistema seleciona o trabalhador de acordo com suas habilidades, classifica
e tenta retirar a máxima produção em um mínimo período de tempo. A organização
ia da posição das maquinas, cadeiras, disposição das ferramentas, luminosidade
etc. As escolas se organizam desta forma e conhecer a organização do espaço
torna-se fundamental, pois a sala de aula não é isolada, ela está inserida em
um contexto escolar.
Infelizmente, segundo a autora, há carência, na
literatura, de uma análise funcional e objetiva dessa organização do espaço
escolar.
A autora realizou uma pesquisa e chegou à
conclusão que o trabalho no espaço escolar não é mecânico, como nas empresas.
Mas sim, de sujeitos coletivos, e não há um produto final e sim, uma apropriação
do conhecimento e enriquecimento intelectual de toda a comunidade escolar.
Portanto, a escola funciona através de um sistema coletivo, onde um completa o
trabalho do outro.
Dentro desse espaço, faz-se necessária a
organização dos elementos didáticos para servir de suporte às aulas dos
professores. Por exemplo, os mapas que costumam estar espalhados e sem
identificação.
Segundo Oyafuso e Maia (1998: 13), é possível
afirmar que a autonomia de uma escola se constrói a partir de três eixos: a
capacidade de identificar problemas, a capacidade de aprender alternativas para
solucioná-los e a capacidade de administrar recurso financeiros próprios
correspondentes a essas alternativas.
O interessante é que
a escola pode ser objeto de estudo da Geografia, pois faz parte da sociedade,
possui seus conflitos, diferentes ideais e diferentes classes sociais. A escola
tem diferentes espaços de convivência, todos com funções determinadas. Com
isso, a própria escola pode servir de instrumento didático da Geografia para
aproximar o real e a teoria. Assim, os alunos podem estudar, identificar e propor
soluções para os problemas de sua escola.