REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR NO CONTEXTO
ATUAL – DESAFIOS, INCERTEZAS E POSSIBILIDADES
Ao refletir sobre ser professor no contexto da sociedade contemporânea, requer analisar os reflexos dos problemas políticos, econômicos, sociais e culturais que incidem na educação, repercutindo significativamente no trabalho docente, além de discutir sobre a natureza e os saberes da função docente.
Além disso, alertam para as consequências das políticas vigentes, as quais ditam um novo perfil ao professor, adaptando-o às exigências mercantilistas e demandam novas configurações de trabalho. Isso permite inferir que a docência amplia seu âmbito de compreensão, condicionada a vários fatores e inserida num amplo processo envolto ao espaço/tempo de atuação.
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A profissão docente na atualidade passa por um processo de intensas discussões, que envolvem os vários aspectos pertinentes ao trabalho do professor decorrentes da própria complexidade dos fatores que envolvem a formação humana no contexto atual. Estes, por sua vez, exigem do profissional docente elevado repertório de características que vão desde
conhecimentos, atitudes e valores, para dar conta da formação integral do educando e de sua própria formação.
“os professores não se apoiam em um saber para ensinar, mas em vários”
(Borges, 2004, p. 260)
Pode-se dizer que os saberes apontados como necessários para o exercício da função docente compõem um repertório de conhecimento fundamental para enfrentar a complexidade das situações que emergem no ato de ensinar e que estas, por sua vez, apresentam-se como potencializadores ao trabalho do professor. No entanto, é importante ressaltar que o saber do professor não é isolado do contexto de sua vida pessoal e profissional. Como diz Tardif (2002, p. 11), “o saber dos professores é o saber deles e está relacionado com a pessoa e a identidade deles, com a sua experiência de vida e com a sua história profissional, com as suas relações com os alunos e com outros atores escolares”.
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Dentre os apontamentos analisados, ser professor hoje é indubitavelmente contribuir para a formação de pessoas críticas e comprometidas com seu tempo e, para isso, é fundamental conhecer o mundo em que se vive, para então poder situar-se nele e encontrar uma resposta que contemple uma reflexão crítica e reflexiva da própria ação educativa.
Nestas análises, detectou-se que ser professor, hoje, exige, além da responsabilidade de formação de cidadãos críticos e autônomos, o estar “antenado” com o mundo contemporâneo na diversidade e em crescentes transformações. Contudo, para dar conta desta formação integral do educando enquanto sujeito historicamente situado, indicam ser fundamental a formação inicial e continuada, pois esta ação requer que se vá além do saber do conhecimento e da experiência ao articular uma práxis educativa transformadora, subsidiada pela ação-reflexão-ação, visando despertar no aluno a
consciência política e cidadã. Contata-se, também, a questão do fazer docente, motivada por um sentimento de “prazer” na profissão, um fazer por “amor” a profissão, pois como explica Tardif (2005, p. 8), o trabalho do professor “é uma forma de trabalho sobre o humano, ou seja, uma atividade em que o trabalhador se dedica ao objeto de trabalho, que é justamente um outro ser humano, no mundo fundamental da interação humana”.
É importante destacar que os resultados revelaram que as reformas educacionais provocaram uma reestruturação no trabalho docente frente aos limites, desafios e possibilidades que colocam o professor no contexto atual, no embate cotidiano com seu trabalho, além da preocupação de formar o cidadão de hoje, que vai além das questões de conhecimento, frente às exigências que lhe são postas. Isso permite inferir que os professores apresentam uma representação ampliada da docência ao considerarem que a ação docente está condicionada por vários fatores e inserida num amplo processo envolto ao espaço/tempo de atuação. Demonstram, também, ser profissionais persistentes e resilientes frente às questões da atualidade.
VEJA O ARTIGO COMPLETO NA SEGUINTE REFERÊNCIA:
DONATO, Sueli Pereira; ENS, Romilda Teodora. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL – DESAFIOS, INCERTEZAS E POSSIBILIDADES. PUCPR. 2009. Disponível <em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/ educere
2009/anais/pdf/2967_1481.pdf> Acesso em: 2 nov. 2014.