- O blog "Geografia para que?" possui uma série de postagens intitulada "Volta ao Mundo" e agora inaugura mais uma série, "COSMOS: a origem da Terra". Essa série de postagens abordará a formação do nosso planeta e como os agentes externos influenciaram e influenciam na dinâmica da Terra e em nossas vidas.
SISTEMA SOLAR X GEOGRAFIA
Atualmente, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), não é mais o papel da Geografia ensinar o Sistema Solar na escola, mas sim dos professores de Ciência e Física. Entretanto, para ensinar a origem da Terra, é preciso explicar a dinâmica e origem do Universo. Acredito que essa migração desse conteúdo para outra disciplina foi fundamental, os alunos indagavam muito o porquê de aprender o Sistema Solar duas vezes, além disso era preciso decorar duas vez todos os nomes dos planetas. Para que aprender isso na Geografia, para que decorar?
O Sistema Solar é composto por oito planetas, seis planetas anões, além de centenas de luas, cometas, asteroides e outros tipos de corpos celestes. Além dessas informações, o tamanho, forma e outras características dos planetas não são mais conteúdos que devem ser abordados pela Geografia, se consultarmos o PCN, veremos que o Sistema Solar nem ao menos é citado como assunto relevante na ciência geográfica. Precisamos saber disso, para que nós, professores de Geografia, não percamos tempo na sala de aula, já que o tempo é curto e corrido.
http://www.brasilescola.com/geografia/sistema-solar.htm |
A Geografia, de fato, deve ensinar a origem da Terra, como as principais camadas (Núcleo, manto, crosta e atmosfera), entretanto, para ensinar a história geológica e a configuração física atual do planeta, devemos compreender alguns fatos que ocorreram e ocorrem no Sistema Solar.
Além disso, alguns conceitos da Terra, se aplicam para todos os outros plantes, como o núcleo, formação da atmosfera e dinâmica dos relevos, dentre outros.
Somente nesses assuntos que citei, já há um campo enorme e muito curiosos para trabalharmos na escola, e sabemos que não se trabalha esses conteúdos na escola. Por que? Por que não há tempo, o professor perde tempo descrevendo o espaço, explicando a nebulosa solar, formação de galáxias e o evento do Big Bang.
A Geografia é o estudo, descrição e análise das dinâmicas da relação Homem/Natureza, portanto, não há sentido e nem motivo para ensinar conteúdos específicos da astronomia, assuntos que competem à Ciência e/ou a Física.
Essa série de postagem tentará ajudar a você, professor geógrafo, a direcionar suas aulas, quando o assunto for o Cosmos. Além disso, tem como objetivo também, trazer conhecimentos para alunos ou qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. Caso queira, mande sua sugestão de assunto e então o blog GPQ? o abordará.
NA PRÓXIMA POSTAGEM FALAREMOS SOBRE O CHOQUE DE DOIS PLANETAS QUE SE ORIGINOU NA LUA.