Retirar a água do mar pode ser a solução?



Estamos vivenciando uma crise hídrica no país, sendo assim a população e os governos estão atirando para todos os lados. Nossos rios e reservatórios estão secando, logo no país continental repleto de águas superficiais e subsuperficiais. O Brasil está secando e precisamos da água para as residências, indústrias, pecuária e agricultura. 

Além disso, a matriz energética brasileira é hídrica, ou seja, a maior parte da energia produzida no país vem da água. Sem água, sem energia. 

Aposto que muitas pessoas se lembram que o Brasil é um dos países com o maior litoral do mundo e há tanta água nos oceanos. Será que não podemos retirá-la de lá? SIM!


O Brasil já conta com inúmeros aparelhos de dessalinização no nordeste brasileiro e países como EUA, Reino Unido, Arábia Saudita e Israel já se utilizam desta tecnologia. 

“O sucesso do conceito de uma mega usina de dessalinização alcançou uma nova era de água abundante e acessível para o mundo, que vêm enfrentando problemas de falta de água” disse Avshalom Felber, CEO da IDE Technologies, em um comunicado oficial.

Em 2010, Israel inaugurou a maior usina dessalinizadora do mundo e você deve se perguntar, se é possível por que essa prática não se torna comum?

Porque é extremamente caro o processo, além disso, as usinas não são nem um pouco ecológicas. Estava bom de mais para ser verdade, não acha? Essas usinas emitem muitos gases poluentes além de consumirem enormes taxas de energia elétrica. E a situação ainda é pior! Quando a usina separa a água potável, um líquido tóxico é produzido. Esse líquido precisa ser eliminado, mas como?

Em geral, nos países desenvolvidos, o rejeito está sendo transportado para os oceanos ou injetados em poços de grande profundidade; todavia, outras alternativas estão sendo estudadas, como: bacias de evaporação, redução de volume do rejeito por plantas aquáticas, bacias de percolação e irrigação de plantas halófitas.


Israel joga todo o rejeito tóxico em alto mar, o que provoca contaminação das águas, o que polui as praias e prejudica o ecossistema marinho. Agora eu lhe pergunto, até que ponto a dessalinização é uma boa solução?
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários