O crime social da sua cidade




AS DIFERENÇAS DE RENDA


     A própria estrutura social, em uma sociedade fundada sobre as classes, é determinada pela sua divisão em classes, as relações mutuas dessas classes, etc.; toda mudança importante na vida social, é de uma maneira ou de outra ligada à luta de classes; toda passagem da sociedade de uma forma a outra se realiza por uma luta sem tréguas entre as classes. É precisamente por isso que Marx e Engels começaram o Manifesto Comunista por estas palavras:

«Até os nossos dias, a história de toda a sociedade não tem sido senão a história das lutas de classes».

    



Que é, pois, uma classe?

      Classe social se entende um conjunto de pessoas desempenhando um papel análogo na produção, tendo no processo da produção, relações idênticas com outras pessoas, sendo essas relações expressas também nas coisas (meios de trabalho). Daí decorre que, no processo de repartição dos produtos, cada classe é unida pela identidade de sua fonte de rendimentos, pois as relações de repartição dos produtos são determinadas pela relação de sua produção.

     Para a sociedade de classe de renda média alta e de classe alta desenvolverem e se estabelecerem, é preciso que se forme um lado "obscuro" dentro da cidade. Ai eu lhe pergunto. Você costuma andar por todos os lados da sua cidade? Ou será que há certos bairros que você acha melhor não ir por causa da violência ou excesso de riqueza? Pois é, as cidades estão setorizadas desde as mais pequenas até a megalópoles, sendo que nestas as diferenças são mais visíveis.





























     Nós estamos tão doutrinados aos modelos do capitalismo que nem ao menos damos atenção as diferenças sociais e de renda das nossas cidades. Não fazemos nada e achamos que é algo normal. Por que tantas pessoas merecem viver na pobreza enquanto outras estão dentro de seus apartamentos com ar condicionado? Detalhe, a parte "rica" da cidade depende da "pobre", pois quem dá o suporte são os menos favorecidos.  



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
15 de janeiro de 2015 às 00:36 delete

Incrível a imagem da Nike! A diferença social é foda

Responder
avatar