A seca no sudeste brasileiro



     O sudeste brasileiro está enfrentando uma grave seca, a mais intensa desde que se passou a registrar os dados. Mas não podemos nos esquecer que passamos décadas vendo a seca no nordeste e nunca nos mobilizamos, agora que estamos vivendo a falta d'água, fazemos o maior drama. Só para constar, existem regiões no nordeste que estão na seca há 50 anos.
      Mas a falta de chuva não trás somente a ausência de água nas torneiras, mas trás a falta de energia elétrica, já que nossa matriz elétrica é a hidroeletricidade. Além disso os alimentos sofrem uma valorização do preço, já que a água está escassa. 
    Afinal, por que estamos sem chuca numa região geralmente chuvosa? É  uma combinação do homem e da natureza. O homem desmata a Amazônia mudando e diminuindo os rios aéreos, o homem impermeabiliza com asfalto e cimento as regiões de recarga das nascentes e depois se pergunta, cadê a água que estava aqui? Além disso, a Terra possui ciclos de secas e períodos chuvosos que são comuns, podem dizer que a seca é histórica, mas precisamos saber que 10, 50 ou 100 anos não é nada para um planeta que se desenvolve há 4,5 bilhões de anos.  


     Precisamos nos conscientizar e começar a economizar a água e a cobrar do governo medidas de multas e fiscalização das industrias e agriculturas.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários