COSMOS: A Cratera da Morte




O METEORO 



É a teoria mais aceita e difundida em todo o mundo. Uma enorme cratera de vários quilômetros de diâmetro encontrado no Golfo do México evidência que há 65 milhões de anos um enorme meteoro caiu na Terra, provocando uma explosão de impacto com potência maior que o de todas as armas nucleares juntas.

A própria explosão em si matou milhares de animais não só onde houve a queda como também por milhares de quilômetros de distância. O impacto também causou um enorme maremoto que varreu todas as áreas costeiras do planeta.

Causou ainda inúmeros terremotos e erupções vulcânicas que expeliram lava ( que destruiu extensas áreas do planeta) e gases tóxicos. Esses gases, juntamente com a poeira levantada pelo impacto formaram uma espessa camada ao redor de todo o planeta, que impediu a entrada de luz solar, talvez por alguns meses ou até anos. Sem a luz as plantas não podiam fazer fotossíntese e acabaram morrendo. Os dinossauros herbívoros, que necessitavam de enormes quantidades de plantas para se sustentarem acabarem morrendo de fome. Com tantas carcaças os carnívoros fizeram a festa. Só que o que é bom dura pouco. As carcaças acabaram e até eles sucumbiram. Foi o fim dos dinossauros.


Estamos acostumados a temer as grandes forças da natureza como terremotos, eras glaciais, meteoros, deslizamentos de terra, erupções, etc, e devemos temer sim, mas precisamos compreendê-las. Caso não houvesse caído esse meteoro e nem ocorrido os futuros acontecimentos, espécies que hoje existem talvez não estivessem aqui, como nós. A natureza é sábia e está em constante modificação, mesmo quando não se vê. E é sobre isso que irei falar na última postagem da série "COSMOS: A Origem da Terra"




FONTE: Meteoritoshistóricos
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários