GLOBO: Orgulho nacional ou manipuladora ideológica? 1/2


A MANIPULADORA IDEOLÓGICA


A Rede Globo é uma emissora de televisão brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. É assistida por cerca de 150 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil ou no exterior, por meio da TV Globo Internacional. A Globo se orgulha de ser a 2ª maior emissora do planeta, só perde para a "abc" dos EUA, porém, exerce muito mais poder que qualquer outra televisão do mundo. Além disso, o "plim plim" é a maior produtora de telenovelas da Terra.



O "Xou da Xuxa" foi um programa infantil apresentado entre 1986 a 1992 e ia ao ar 5 horas por dia de segunda a sábado. 80% das crianças e 55% dos adultos, em São Paulo, assistiam ao programa. O poder de "invadir" a casa do brasileiro era assustador e até hoje a emissora possui esse poder, menos, mas possui!


"NÃO TEM PARA NINGUÉM, A GLOBO 90 (pontos de audiência) É NOTA 100!" 




GLOBO E VOCÊ, TUDO A VER!

Durantes os anos 60, houve um grande investimento, por parte do governo, para se criar uma rede de telecomunicações imensa e invejável, enquanto isso, a saúde e educação ficavam de fora para fazer companhia aos 60% dos brasileiros que viviam na miséria. "Coincidentemente", a Globo foi criada em 1965 e no fim da década, as emissoras nacionais se uniram para acabar com os programas locais. 

Na época da ditadura, o governo enviava comunicados proibindo a divulgação de uma notícia antes que a mesma tivesse acontecido, por exemplo: "O senhor está proibido de noticiar o sequestro que ocorrerá amanha a tarde provavelmente em Curitiba.". Mas a Globo foi além! Ela além de obedecer as exigências ditatoriais, ela ampliava as limitações. Chico Buarque teve algumas músicas censuradas, porém, a Rede Globo proibiu a divulgação do nome do cantor.


GLOBO E VOCÊ, TUDO A VER!

As novelas foram o início da supremacia na emissora e talvez tenham dado tão certo, porque o Brasil parece um país ficcionário, parece não ter sido descoberto, mas sim escrito, criado. As novelas faziam com que os brasileiros vivessem em outra realidade, onde a pobreza e a miséria eram passageiras e não tão grave, já que a Globo sempre as maquiavam em suas produções. A novela "Selva de Pedra" foi a primeira a conquistar 100% da audiência e não foi a única. Na época de "Gabriela", cerca de 55 milhões de pessoas assistiam a novela, sendo assim, o Brasil parou de falar português para falar Rede Globês.

Depois de "Dancin' Days", mesmo os vilarejos mais isolados do Brasil, passaram a ter três discotecas. A Globo, de certo modo, foi melhor que qualquer ditadura ou censura, em mudar a noção de realidade das pessoas. Na época, os noticiários da rede, faziam as pessoas felizes, era como um calmante depois de um dia de trabalho. A Globo dizia que o mundo estava em caos enquanto o Brasil era calmo e próspero. 

GLOBO E VOCÊ, TUDO A VER!

A emissora usou das tecnologias visuais para hipnotizar o telespectador e instaurou o "Padrão Globo de Qualidade". De fato, pelo menos há alguns anos, a rede possuiu o monopólio da T.V., mas a questão é: pura competência ou se formou um Estado dentro de outro Estado? 

Na época da ditadura, o número de televisores cresceu para mais de 23 milhões e provavelmente, Roberto Marinho, o dono da Rede Globo, se tornou o civil mais influente do país. 



A produtora de discos e CD da Globo possuía 30% do faturamento em cima das músicas da Xuxa e grande parte do restante, vinha das músicas das novelas.

Qualquer governo faria acordos com uma emissora que possuía mais de 70% da audiência. Logo depois que Tancredo Neves foi eleito, ele almoçou com Roberto Marinho e com o Antônio Carlos Magalhães que era velho amigo do dono da globo. Horas depois ele foi anunciado Ministro da Comunicação. E em 1987 Roberto Marinho desfez a parceria com a "TV Aratu" na Bahia e assinou contrato com a "TV Bahia" que pertencia a familiares de Antônio Carlos, o ministro.


GLOBO E VOCÊ, TUDO A VER!

Na década de 80, os artistas e músicos pagavam para terem o seu trabalho vinculado à Rede Globo, ou seja, um cantor pagava para ir em algum programa de variedades ou para ter a sua canção em uma novela.  

A manipulação política não acabou com a ditadura, só aumentou depois dela. Com os enormes níveis de inflação, os jornais da Globo associavam à notícia sempre algum lado positivo, como a valorização da caderneta de poupança. A emissora tinha um jeito próprio de contar os fatos.


E atualmente, a Globo ainda é a líder e exerce um grande poder! Mas será que continua manipuladora de ideologias e com poder político? A queda de audiência de todos os horários, inclusive os das novelas, pode representar a "libertação" do povo brasileiro? 


A todo momento eu inseri a mensagem "GLOBO E VOCÊ, TUDO A VER!". Foi proposital, essa era o slogan nas vinhetas do canal e que era transmitido diversas vezes em um único dia, garanto que qualquer um acreditava ter uma grande afinidade com a emissora. LAVAGEM CEREBRAL?

O QUE ACHOU? COMENTE!
O DIÁLOGO É O MELHOR CAMINHO.

> Postagem baseada no documentário "Além do Cidadão Kane"

LEIA A 2ª PARTE DESTA POSTAGEM: "O Orgulho Nacional"




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
2 Comentários

2 comentários

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
25 de abril de 2015 às 00:44 delete

É COMO DIZEM: Rede Esgoto de Televisão =)D =)D

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
25 de abril de 2015 às 00:48 delete

É óbvio que a Globo se beneficia e divulga uma ideologia em cima de sua audiência, porém, se ela possui IBOPE, é pq tem competência e assiste quem quer!!!
PedroC.

Responder
avatar