No dia 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, uma data extremamente importante! E para comemorar essa data, que não serve somente para os livros de ficção, o blog "Geografia para quê?" divulga 4 links seguros para downloads de grandes livros dessa área de conhecimento. BAIXE E MERGULHE NO MUNDO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO.
Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.
Nesta obra, o geógrafo Milton Santos defende a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, uma análise multidisciplinar, que tenha condições de destacar a ideologia na produção da história, além de mostrar os limites do seu discurso frente à realidade vivida pela maioria dos países do mundo.
"Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação?[...] De fato, se desejamos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro o mundo como ele pode ser: uma outra globalização." (SANTOS, 2000 ,p. 09)
Decifrando a terra 2ªed: Wilson Teixeira
O livro está estruturado em quatro unidades temáticas, em uma sequência de assuntos e análises em escala global, continental, regional e local, com exemplos sul-americanos, em especial do Brasil. A primeira unidade apresenta a origem do Universo e da Terra; na segunda destaca-se a composição da Terra sólida; na terceira unidade temos os processos superficiais e suas interações com a litosfera e hidrosfera no espaço e no tempo; na quarta e última unidade são enfocados os recursos naturais da Terra, numa visão que contempla a sustentabilidade das atividades humanas no planeta.
O ESPAÇO URBANO Novos Escritos Sobre a Cidade: ANA FANI ALESSANDRI CARLOS
A cidade, enquanto construção humana, é um produto histórico-social e nesta dimensão aparece como trabalho materializado, acumulado ao longo do processo histórico de uma série de gerações. Expressão e significação da vida humana, obra e produto, processo histórico cumulativo, a cidade contém e revela ações passadas, ao mesmo tempo em que o futuro, que se constrói nas tramas do presente – o que nos coloca diante da impossibilidade de pensar a cidade separada da sociedade e do momento histórico analisado. (FANI. 2007, p. 11)
PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA NA ESCOLA: Jose William Vesentini
"As relações da geografia com o ensino são íntimas e inextricáveis, embora pouco perscrutadas tanto pelos geógrafos como pelos estudiosos da questão escolar. É evidente que estamos nos referindo à chamada geografia moderna (ou científica ou tradicional, denominações para a mesma formação discursiva, que recebe tal ou qual rótulo de acordo com a opção teórico-metodológica de quem fala), estruturada em meados do século XIX, e ao ensino na sociedade capitalista (e conhecemos alguma outra?), em especial à instituição escola surgida após a revolução industrial, fruto das reformas pedagógicas do século XIX. [...] Mas o que significa a ingênua frase: "necessidade de cuidar de sua educação"? Sabemos que se educa para alguma coisa, que cada sociedade concreta estrutura seu sistema de ensino em função de suas necessidades; mas que numa sociedade de classes não existem "necessidades coletivas" e nem "comunidades" (apesar de a escola se apresentar normalmente como representante dos "interesses da comunidade")."
(VESENTINI, 2008, p. 9)