O que fazer num Estágio Supervisionado?

O novo estágio, comportamento e análises.


O estágio supervisionado é o momento em que o graduando estabelece as relações entre: políticas pedagógicas, prática x teoria, didática e método. Fatores esses, que ficam soltos e desarticulados durante as exposições das diversas disciplinas do curso de licenciatura.
Quando se entra em uma escola, o graduando passa a analisar o seu futuro ambiente de trabalho de uma forma crítica e profissional, além disso, os conteúdos absorvidos na faculdade, passam a interagir e a fazer sentido. No momento em que todas essas percepções vêm à tona, os desafios e o cotidiano estarão visíveis para que o graduando realmente se estabeleça na decisão de seguir a carreira do profissional professor.
O professor é um ofício fundamental na sociedade, com isso, o estágio teve que passar por uma análise e legislação específica com a área de atuação. A partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (1999), ampliaram, intensificaram e oficializaram-se as discussões sobre o Estágio supervisionado nas licenciaturas e nas demais formações profissionais.
Essas leis definiram um fator fundamental, durante as 400 horas de estágio, o graduando irá vivenciar criticamente as relações que se dão na escola para poder refletir e dialogar com as informações que moldarão a personalidade do profissional professor. Ou seja, o método tradicional, onde o estagiário ficava inerte dentro de uma sala de aula, observando o comportamento do professor e dos alunos, é coisa do passado.

Isso posto, o graduando irá observar, analisar e refletir durante o seu estágio, os seguintes fatores: práticas, conceitos, procedimentos e atitudes educativas; conflitos, cotidiano, disparidade cultural; concluindo, aprende-se e produz conhecimento com o professor em exercício na escola básica.
Com isso, infere-se que a observação geral do âmbito escolar, irá indicar a forma da abordagem dos conceitos geográficos para os alunos daquela escola. Conteúdos como: geomorfologia e geopolítica, serão estruturados de maneira que desenvolva o processo de ensino-aprendizagem daquele determinado tipo de grupo discente. Portanto, a cada escola, haverá uma nova análise sociocultural que definirá novas estruturas curriculares. Por isso, torna-se importante, realizar estágios em escolas diferenciadas.

Além dessa abordagem do estágio supervisionado, pela perspectiva do conteúdo, da metodologia de trabalho, da didática em sala de aula, do saber ser e fazer na sala de aula, o estágio supervisionado é, também, reflexivo a respeito das ações políticas, ideológicas e culturais presentes na profissão professor. (SOUZA, Carla Juscélia)

Esta postagem é um resumo do texto: O papel do estágio supervisionado na formação de professores de Geografia[1]



[1] Texto elaborado pela profa. Dra. Carla Juscélia de Oliveira Souza para os alunos de Estágio Supervisionado I, do Curso de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei, em abril de 2013.



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