Conhecendo o espaço escolar.



RESUMO
CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR

LIVRO: Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado.
AUTOR: Elizabeth Cristina Macceo Sato e Silvia Renata Fornel.

“O conhecimento do cotidiano é, a nosso ver, fundamental
Para o hoem comum ou profissional de base, pois a partir
Deste saber ele poderá planejar e atuar no cotidiano de
Maneira a preparar mudanças no âmbito institucional”.
Sonia Penin, Cotidiano e escola, a obra em construção.

Devido ao avanço da indústria e, dentro de um período histórico, o sistema de organização de Taylor colonizou as escolas. Esse sistema seleciona o trabalhador de acordo com suas habilidades, classifica e tenta retirar a máxima produção em um mínimo período de tempo. A organização ia da posição das maquinas, cadeiras, disposição das ferramentas, luminosidade etc. As escolas se organizam desta forma e conhecer a organização do espaço torna-se fundamental, pois a sala de aula não é isolada, ela está inserida em um contexto escolar.
Infelizmente, segundo a autora, há carência, na literatura, de uma análise funcional e objetiva dessa organização do espaço escolar.
A autora realizou uma pesquisa e chegou à conclusão que o trabalho no espaço escolar não é mecânico, como nas empresas. Mas sim, de sujeitos coletivos, e não há um produto final e sim, uma apropriação do conhecimento e enriquecimento intelectual de toda a comunidade escolar. Portanto, a escola funciona através de um sistema coletivo, onde um completa o trabalho do outro.
Dentro desse espaço, faz-se necessária a organização dos elementos didáticos para servir de suporte às aulas dos professores. Por exemplo, os mapas que costumam estar espalhados e sem identificação.
Segundo Oyafuso e Maia (1998: 13), é possível afirmar que a autonomia de uma escola se constrói a partir de três eixos: a capacidade de identificar problemas, a capacidade de aprender alternativas para solucioná-los e a capacidade de administrar recurso financeiros próprios correspondentes a essas alternativas.
    O interessante é que a escola pode ser objeto de estudo da Geografia, pois faz parte da sociedade, possui seus conflitos, diferentes ideais e diferentes classes sociais. A escola tem diferentes espaços de convivência, todos com funções determinadas. Com isso, a própria escola pode servir de instrumento didático da Geografia para aproximar o real e a teoria. Assim, os alunos podem estudar, identificar e propor soluções para os problemas de sua escola.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários