Pois bem, ontem foi ao ar pela Rede Globo de Televisão, a entrevista que a presidente Dilma concedeu ao Jô Soares. O blog Geografia para quê? trás uma breve análise e a entrevista na íntegra, para que você tire suas próprias conclusões.
A entrevista está tendo uma grande repercussão na mídia brasileira e se era isso que o Jô queria, ele conseguiu! Entretanto, antes mesmo do programa começar, pessoas já estavam organizando manifestações virtuais e já criticavam o apresentador. Ora, vivemos em um país democrático, mesmo que a opinião não influa no poder, podemos demonstrá-la. Se Jô Soares é ou não a favor do PT, isso é problema dele e ele poderia transparecer isso na entrevista. Vale ressaltar que ele não tinha a obrigação de realizar uma entrevista jornalística, ele é um humorista que apresenta um programa de entretenimento num canal aberto.
Acredito que ele tenha feito excelentes perguntas, mas tantas outras ficaram de fora. Se o Jô foi ou não sensacionalista, se ele deixou ou não a desejar, pouco me importa! O importante da entrevista foi a postura da presidente, que não governa o país sozinha e deixou isso muito claro. Um lado humano e sentimental, da presidente, foi ressaltado, para nos lembrar que antes de qualquer coisa ela é uma mulher. Ruim ou não, ela é uma pessoa e merece respeito por nossa parte.
Em perguntas como, o caos da saúde, a pátria educadora que cortou 20% dos recursos para a educação e o estado dos aeroportos, a presidente desconversou. Como é típico, ela trouxe dados do seu mandato anterior e contextualizou com os 12 anos de PT. As respostas foram mecanizadas e com puro viés estatístico. Não era um debate, era uma entrevista com um humorista, entretanto, ficou parecendo mais um horário político.
A Dilma foi eleita como manda a democracia, agora temos que aceitar e arcar com as consequências que a maioria dos votos estão nos trazendo. Precisamos cobrar, manifestar, mas com respeito e cidadania.
Destaco, na entrevista, a parte em que o Jô diz que a presidente não precisa de oposição, quando se vê os aliados que possui.
NOTÍCIAS (REPERCUSSÃO):