SUPOSTA GLOBALIZAÇÃO
Portanto, por toda a história humana, há indícios da necessidade de procurar novos territórios e criar relações. Por exemplo, os homens das cavernas que começaram a se relacionar com o objetivo de troca, como comida por fogo. Tudo bem que foi um processo de regionalização, mas era o máximo que a época permitia e sem dúvida foi a preparação para algo maior.
Mas então não é possível se desenvolver sem a Globalização? Sim, mas em algum momento ocorrerá uma estagnação. Veja o caso dos feudos. Povos por toda a Europa se fecharam dentro de fortalezas e por séculos atrofiaram seus conhecimentos sobre o além. Entretanto, a necessidade de se socializar, de se regionalizar e assim, se globalizar, foi maior. Os comerciantes faziam a ligação entre feudos e até mesmo partes da Ásia. Porém, não foi o suficiente. O período feudal teve o seu declínio e por conseguinte seu fim e com um dos motivos sendo a necessidade de evoluir e nós não evoluímos dentro de fortalezas.
Em fim chegamos ao capitalismo, um processo que intensificou a Globalização, isso porque o capitalismo visa lucro e tem como característica um certo imperialismo. Novos povos, novas tecnologias, novas fontes, novos territórios, mais LUCRO. E exatamente aí nos perdemos. O mundo atual vive uma mentira. O verdadeiro significado de se globalizar é se interligar, diminuir a distância entre os povos, miscigenação. Entretanto, o que mais se globaliza é o lucro, o capitalismo. Parece que o capitalismo virou um ser autônomo e que se voltou contra seus criadores.
A internet e outras redes de comunicação e os transportes não são usados visando a interligação dos povos, mas sim o lucro e um novo mercado. Estamos submetidos ao Capitalismo Rentável. Muitos dizem que as culturas estão se misturando e de fato estão, entretanto, o que é mais forte, a riqueza dos contatos de culturas ou a disputa da cultura mais forte?
Para fundamentar minha opinião não vou dizer mais nada, apenas citar algumas "entidades globais":
Coca Cola (EUA), Subway e McDonald's (EUA), Fiat (Itália), LG (Coreia do SUL), Microsoft (EUA), Nokia (Finlândia), Samsung (Coreia do Sul), Toshiba (Japão), Renault (França), Nestle (Suiça), etc.