WebJornal ESPAÇO GEOGRÁFICO Junho/2015


> MANCHETES <

TURISMO SUICIDA. RAÚL CASTRO E PAPA FRANCISCO. ASSÉDIO IDEOLÓGICO NA ESCOLA VIRA CRIME. MATÉRIA ESPECIAL: A EDUCAÇÃO SOB OS OLHOS DOS ALUNOS.  CONCURSO OLHAR GEOGRÁFICO. 

Esta é a segunda edição do WebJornal ESPAÇO GEOGRÁFICO. A primeira edição conseguiu uma boa visualização, e agora, trago uma matéria especial para você, leitor! O objetivo deste WebJornal é falar sobre as principais notícias do último mês sob o olhar geográfico. É impossível falar sobre todas, mas trouxe as principais e ainda, uma matéria especial! Vamos às notícias?

Turismo suicida

Você deve estar se perguntando: Mas o que é turismo suicida? Eu também me fiz essa pergunta! Acredite se quiser, mas há pessoas que gastam dinheiro para uma viagem que irá ter um fim inesperado: a morte programada. 

A Suíça possui uma lei sobre suicídio assistido que não é nem um pouco clara, com isso, as pessoas aproveitam a brecha na lei para viajar à Zurique com o propósito de cometer suicídio. 

Esse é o chamado "turismo do suicídio"! Esse turismo é diferenciado dos demais tipos, pois os turistas não costumam voltar, mas, mesmo assim, dados coletados nos últimos anos chamaram a atenção. Entre 2008 e 2012, 611 "turistas" foram, apenas foram, para a Suíça cometer suicídio assistido. Eles chegaram de 31 países diferentes, embora a grande maioria fosse oriundos da Alemanha e do Reino Unido. 

Raúl Castro e Papa Francisco

A reunião entre o Papa Francisco e o presidente de Cuba, Raúl Castro, no domingo (10 de maio) às 9h30 (horário local, 4h30 em Brasília), após a chegada do líder cubano à Cidade do Vaticano, durou 55 minutos.    

O presidente cubano chegou a dizer que, devido a postura do atual Papa, ele retornaria a ser católico. Os atuais acontecimentos relacionados à relação de Cuba com o mundo, são verdadeiros fatos históricos e o que estamos vivendo atualmente, serão estudados nos futuros livros didáticos.

Assédio ideológico na escola vira crime

Já está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1411/2015, que criminaliza o assédio ideológico no ensino do país. Ou seja, transforma em crime toda prática que condicione o estudante brasileiro a adotar determinado posicionamento politico, partidário, ideológico ou qualquer tipo de constrangimento causado por outrem ao aluno por adotar posicionamento diverso do seu, independente de quem seja o agente.

A proposta partiu do deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), coordenador da bancada tucana na Comissão de Educação da Câmara, que acusa o PT de utilizar tal prática para promover seu projeto de poder. “A escola e o ambiente acadêmico precisam ser blindados de qualquer assédio ideológico e partidário, um crime covarde. É preciso garantir a liberdade de aprender. Praticar o assédio ideológico, impor a hegemonia, é total desrespeito e afronta ao direito do aprendiz em formar suas convicções a partir de experiências pessoais e baseadas na formação provida pela família e pela religião que adota”, disse o parlamentar.

MATÉRIA ESPECIAL:
A educação sob os olhos dos alunos 



Eu entrevistei os quatro jovens da foto a cima, Mariana de 18 anos, Gustavo de 17 anos, Lorena de 16 anos e Natália de 17 anos. Todos estudam no 2º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de Barbacena MG. E sem enrolação, vamos à entrevista.

QUAL A FUNÇÃO DOS PROFESSORES?

GUSTAVO: Ensinar a estudar e a aprender as coisas para ter um futuro melhor. É a base de tudo!

LORENA: Encher o saco! Rsrsrsrsrs. Serve para nos ajudar e dar explicações, mas enchendo o saco.

DE ONDE VEM OS PROFESSORES, DAS TRINCAS DO ASFALTO OU CAEM DO CÉU?


NATÁLIA: Das trincas do asfalto!!!! Kkkkkkkkkk

GUSTAVO: Professor se forma na faculdade, mas para isso, tem que ser os que gostam da profissão! 

LORENA: Eles foram para as faculdades, mas antes disso eles tiveram o desejo de se tornar um professor.

NATÁLIA: É um dom!

MARIANA: Antes deles serem professores, estiveram em uma sala de aula igual a gente. Isso deveria fazer com que eles fossem respeitosos, porque eles já tiveram professores. Os professores deveriam pegar o melhor dos professores que já tiverem e o melhor que aprendeu na faculdade e tentar fazer a diferença. 

NATÁLIA: Acho que eles estudaram, mas não era isso que eles queriam. Tem muitos professores que escolheram essa profissão sem ter a capacidade de ensinar. Se bem que os alunos não ajudam muito. Os alunos não tem muito esforço porque são vagabundos! Rsrsrsrsrsrs 

GUSTAVO: Eles são vagabundos por causa do professor! Se o professor se impõe e tem o respeito e quer o respeito na aula, isso dá medo, mas todos ficam quietos. 

MARIANA: Depende, porque um professor rígido dá medo e só quem não tiver medo aprende. Mas tem aluno que acha que o professor é um monstro.

NATÁLIA: Acha que o professor está lá para destruir o aluno. 

MARIANA: E tem aluno que acha “Ah! Eu não vou responder porque vou errar e o professor vai ficar com raiva.”.


VOCÊS JÁ SE COLOCARAM NO LUGAR DOS SEUS PROFESSORES?

MARIANA: Eu não gostaria de ser professor porque é muito difícil! Tem que ter respeito mas sem dar medo.

GUSTAVO: Por isso que eu quero ser professor! 

MARIANA: Imagina você lá em pé e os alunos falando o tempo todo e você não consegue falar. Quando eu apresento um trabalho ou falo em um seminário eu já fico nervosa com um aluno falando. Agora, imagina passar por isso todo dia? 

LORENA: Viver isso todo dia deve dar um estresse.

VOCÊS SUBSTITUIRIAM A PROFISSÃO DO PROFESSOR?

TODOS: Não! 

NATÁLIA: O único que eu substituiria seria o de Filosofia! 

MARIANA: A minha professora de matemática sempre que ela chega na sala ela sempre pergunta se eu estou bem e eu não trocaria isso por um robô, por exemplo! Até porque um robô já é o que muitos professores são hoje em dia. Já chegam falando, falando e falando sem perguntar se você está bem! 

GUSTAVO: Professor não pode ser substituído! Eles estudaram e se formaram nisso, será que substituiriam a medicina ou algo assim? Professor é a base, são eles que ensinam tudo, a ser um profissional.

POR QUE O PROFESSOR NÃO É VALORIZADO NO BRASIL?

NATÁLIA: Porque eles são estúpidos. 

MARIANA: Não acho isso, eu acho que aqui a gente valoriza mais a música, o futebol, a novela, tudo! Menos quem está lá para te ensinar. Se você pode ver um futebol e tem argumento para discutir sobre isso, é porque você teve um professor que te ensinou a escrever e a falar direito. Eu acho que outro motivo é porque muita gente não quer estudar, vem para a escola porque o pai obriga e é por isso que o professor não é valorizado. Acho que ninguém deveria ir para a escola obrigado, fica em casa! Quem não quer fica em casa e dorme, atrapalha menos! 

GUSTAVO: Antigamente o professor era muito respeitado e com essa revolução de tecnologia foi um motivo de desinteresse. 

MARIANA: Eu acho que a internet não substitui o professor porque o wikipedia não vai te perguntar onde está a sua dúvida e a sua dificuldade, o professor vai focar nisso e a internet você lê de novo ou procura em outro lugar. 

GUSTAVO: Sem essa fonte, antigamente, o professor era mais respeitado, era tipo o chefe!

E SOBRE O LADO BOM E RUIM DOS PROFESSORES?

MARIANA: Eu observo que alguns professores querem se tornar muito superiores “Eu sei de tudo, eu tenho a razão, eu falo e você senta e me escuta”. Não interessa o assunto, ele quer abusar da hierarquia. Tem professor que abre a boca para falar e quando ele ve que você vai ter argumento, ele já sai do assunto. Muita coisa que professor faz é quando a gente faz uma pergunta que ele não sabe responder, ele diz que vai pesquisar e quase nenhum professor te procura ou dá a resposta. 

NATÁLIA: Uma vez eu perguntei sobre o Barroco a minha professora de português e ela não soube responder, ela disse que iria pesquisar e no outro dia ela que me procurou para responder. Hoje eu nem lembro mais o que perguntei! Kkkkkk

LORENA: A minha professora favorita é a de português, porque ela realmente explica. Ele tem vontade e se dedica, é aquilo que ela ama fazer. 

GUSTAVO: Essa professora diz que não gosta de quantidade, ela gosta de qualidade. 

MARIANA: É bom aquele professor que te respeita mesmo quando a gente está errado. Quando é algo sério, o meu professor de Física chama o aluno no canto e conversa com ele sem ser na frente de todos. As vezes ele para a aula e faz a gente pensar no sacrifício que nossos pais fazem para a gente estar na escola. Será que estamos dando valor a isso?

E SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR? SALA DE AULA, REGRAS, ETC. 

MARIANA: Uma vez teve uma briga muito forte na minha turma porque ninguém queria sentar nas ultimas carteira, porque isso iria significar que seriam os piores alunos. Aí teve um professor de física que organizou a sala em forma de "U" e colocou a carteira dele no centro. Isso funcionou muito bem!

NATÁLIA: os alunos estão dominando a escola, eles roubam ate carregador de celular.  Eu acho que tinha que ser igual no Enem, antes de entrar na sala pega o celular e coloca numa sacola. 

MARIANA: EU não sei se o problema é o aluno, o professor, dos pais ou o governo. São coisas diferente e não dá para entender. Eu fico muito perdida porque eu não sei de quem é a culpa e nem sei por onde eu começo a mudar.

NATÁLIA: Mas como, se ninguém da o primeiro passo?

CONCURSO "Olhar Geográfico"

Esse concurso foi o primeiro do blog Geografia para quê? e já estreou como um grande sucesso! Agradeço a todos que se inscreveram, aos professores doutores da UFSJ, que selecionaram as fotos finalistas e a todos internautas que votaram.

O concurso trouxe a temática paisagem geográfica e algumas pessoas se inscreveram com uma imagem original que transmitiu a ideia proposta. A vencedora do concurso, Mariana Carvalho, ganhou uma linda caneca personalizada e ainda disse: "Achei muito legal a proposta do concurso feita pelo blog! Nós, como alunos de geografia, precisamos aprender a desenvolver nosso "olhar geográfico" sobre as coisas e essa foi uma maneira muito interessante de atiçar nossa visão crítica e aprender a expandir nossa percepção visual para aquilo que está à nossa volta. Parabéns pela ideia!"
MUITO OBRIGADO E ESPERO QUE TENHA GOSTADO. O WEBJORNAL ESPAÇO GEOGRÁFICO VAI AO AR NO PRIMEIRO DOMINGO DE CADA MÊS. 




"O centro do mundo está em todo lugar. 
O mundo é o que se vê de onde se está."
MILTON SANTOS 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
2 Comentários

2 comentários

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
7 de junho de 2015 às 11:12 delete

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Adorei a sinceridade dos meninos entrevistados.
=D =D =D

Responder
avatar
Anônimo
AUTOR
7 de junho de 2015 às 15:55 delete

Turismo suicida??
QUE HORROR!

Responder
avatar