Os vulcões brasileiros


O BRASIL EM CHAMAS    

    É isso mesmo! O brasil está repletos de estruturas vulcânicas que se estendem de norte a sul do país. Existem, até mesmo, uma cidade inteira dentro da boca de um vulcão. Essas estruturas variam desde grandes fendas abertas no chão (denominadas intrusões magmáticas), até formas cônicas como a da imagem a cima.
    Entretanto, porém, contudo, o território brasileiro é um dos mais antigos do mundo e como há alguns milhões de anos o Brasil se encontra no interior de um placa tectônica, as chances desses vulcões serem alimentados é remota. 

NOTA: “O território brasileiro participou, desde o início, de todas as transformações da história da Terra”, conta o geólogo Benjamin Bley, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

     Já que o nosso território é um ancião, as fendas vulcânicas se tornaram bacias sedimentares e hoje estão tampadas, as estruturas cônicas "apodreceram" e desabaram formando verdadeiras caldeiras que ainda podem ser identificadas ou que também foram tampadas por sedimentos. 
     Existe a chance de algum dos vulcões brasileiros entrar em atividade? Sim! Mas você não estaria aqui para ver. Existe um super vulcão na região do parque de Yellowstone (EUA), que é umas das regiões vulcânicas mais ativas do mundo e está localizada num ponto afastado das bordas das placas tectônicas. Isso se deve ao fato de haver uma corrente de magma que se choca constantemente no mesmo ponto a todos os instantes na crosta terrestre. Uma dessas correntes poderia alimentar ou criar um vulcão no Brasil, mas dependeria de anomalias energéticas no núcleo terrestre, de terremotos, geologia local e tempo, muito tempo, milhões de anos. 

VULCÕES BRASILEIROS

     Há 70 milhões de anos, a região onde fica a cidade mineira de Poços de Caldas estava a pleno vapor. A temperatura de 30 ºC das águas de lá é herança dessa época. Quando o vulcão estava ativo, a lava cobriu a região e, com o tempo, se solidificou e foi coberta por rochas, que lentamente foram roubando o calor da lava e servem como "motor" de aquecimento das águas. A estrutura vulcânica não suportou o peso e desabou, hoje a cidade está localizada na boca do vulcão.

      Quem curte as belas paisagens do arquipélago de Fernando de Noronha nem imagina que, há 12 milhões de anos, aquilo era um conjunto de vulcões, com base a 4 mil metros de profundidade. Geralmente, os vulcões submarinos se solidificam rapidamente por causa do choque com a água fria, mas o vulcanismo intenso fez o magma emergir e formar as ilhas e ilhotas.


Esses e outros vulcões nos deixaram de herança um solo fértil, rica fauna e flora, além de lindas paisagens trabalhadas pelo tempo.
GOSTOU? COMENTE, REGISTRE SUA OPINIÃO!

DIA 1º DE JANEIRO ESTREIA A SÉRIE QUE COMEÇARÁ
FALANDO SOBRE O RELEVO OCULTO


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Escrever comentários
Anônimo
AUTOR
19 de dezembro de 2014 às 14:45 delete

Poços de Caldas é linda nem imaginava q tinha um vulcão ali, ainda bem que esta morto!
kkkkkk

Responder
avatar