GRADES DA EDUCAÇÃO: A Inutilidade do Método de Avaliação



POSTAGENS ANTERIORES:

A INUTILIDADE DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO


Como já foi explicado nas duas postagens anteriores, eu estou dando aula dentro de um Manicômio Judiciário e estou utilizando o blog "Geografia para quê" para divulgar as minhas experiências. Hoje irei falar de algo que é muito comum as pessoas, seja para alunos, professores ou pessoas que prestam concursos, a avaliação

Para que avaliar? Como avaliar? O que avaliar? 


As pessoas, normalmente, demonstram medo em realizar provas, suam, tremem e nem dormeM. Isso significa que há algo de errado nesse processo. Uma justificativa para o grande número de notas vermelhas nas escolas, deve ao fato de os alunos não responderem da forma que o professor deseja. E quem disse que o que o professore deseja é o correto? 

O professor deve saber se adequar ao tipo de aluno e ao tipo de turma que possui, esses dois elementos nunca são iguais! Quando se trata de pessoas, nada é simples. Cheguei a uma conclusão a respeito deste assunto depois de preparar o meu método de avaliação para 15 alunos do manicômio.

Assim, como todo professor, me preocupei em elaborar e apresentar a divisão dos pontos bimestrais. Para quê? Será que os números realmente podem qualificar alguém? Mas eu fiz devido ao contexto social que estou inserido. Entretanto, fui aconselhado a adaptar as questões, considerando o tipo de aluno. Foi o que fiz, mas na hora de corrigir veio a surpresa. 
Para tentar dar a maior nota possível, eu corrigi as provas procurando por acertos e não por erros, como é o comum. Queria encontrar os acertos desses alunos e os erros seriam retrabalhados para que, no futuro, se tornassem em mais acertos. Agora, eu lhe pergunto: Se eu posso ser mais compreensivo com 15 homens adultos que cometeram algum tipo de crime, por que não usar do mesmo método com os alunos de outras escolas?

Caro professor, muitas vezes os problemas enfrentados na sua sala de aula estão associados ao seu comportamento e aos seus métodos. Se você espera os erros dos seus alunos, é o que eles lhe darão. Professor, procure pelos acertos, eles é que mostram a nossa evolução e os erros, eles que nos incentivam a progredir.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Comentários
0 Comentários