Discutindo Geografia: Os livros didáticos

(Imagem meramente ilustrativa) 
    Olá, amantes dessa ciência incrível, ampla e apaixonante chamada Geografia. Meu nome é Larissa, tenho 19 anos e sou discente do curso de Licenciatura em Geografia. É com grande prazer que escrevo para vocês, pela primeira vez (De muitas, assim espero) e venho discutir sobre um dos maiores aliados dos professores durante o processo educacional: Os livros didáticos.
    Desde já, quero deixar claro que meu objetivo não será, de forma alguma, criticar as obras acadêmicas, nem tão pouco, o trabalho desses profissionais brilhantes. Entretanto, é nítido que os livros de Geografia estão longe de serem considerados adequados para o auxílio dos docentes.
    Quando iniciei minha graduação, procurei meus livros do Ensino Médio para observá-los sob outra ótica e, ainda na contra-capa, constatei uma coisa que me inquietou: As obras eram assinadas por um bacharel em Geografia e um graduado em Filosofia. Estranho, não acham? Sei que a divisão “bacharelado’’ e “licenciatura’’ é complexa por si só, mas acredito que os livros didáticos devam ser escritos por quem realmente vai usá-los, por profissionais que conhecem as lacunas do ensino e as deficiências do processo de aprendizagem.
    Folheando as páginas, a situação não ficou muito diferente. O foco se apresenta, de fato, para a geografia política e sua dinâmica espacial. A Geografia Física é esquecida, a Cartografia; presente apenas em mapas meramente ilustrativos, pouco contribui para a assimilação de conceitos da área, a História Geográfica não é lembrada, bem como não foi encontrado nenhum estudo sobre o solo, vegetação, clima, relevo.
    Sei que o sistema educacional brasileiro é falho e a culpa disso é histórica. Estamos longe de uma educação-exemplo e, uma das primeiras coisas a serem modificadas são justamente os livros, os maiores aliados dos professores e dos alunos. O Brasil ostenta de professores qualificados que tem como instrumentos de trabalho livros que não acompanham sua qualificação.
    E vocês, o que tem a dizer sobre o material didático de Geografia das escolas brasileiras? Escrevam, opinem, debatam. Boas ideias precisam sair do papel para ganharem o mundo. Até a próxima!
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4 Comentários

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Unknown
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13 de janeiro de 2014 às 10:23 delete

Concordo plenamente com o que foi citado acima, e isso não acontece somente nos livros de geografia mas em todos os outros livros

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Unknown
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13 de janeiro de 2014 às 10:28 delete

Essa é uma excelente discussão, pois envolve o governo que manipula os conteúdos de acordo com seus interesses, envolve alguns professores que seguem o livro como se fosse a VERDADE e o único caminho e ainda, as graduações que podem cometer falhas no ensino e com isso criando uma falta de preparo, onde o futuro professor pode não conseguir identificar erros nos livros didáticos.

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Unknown
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13 de janeiro de 2014 às 10:30 delete

É verdade, mas essa manipulação ocorre ainda mais nas disciplinas que formam o senso crítico como, geografia, história, filosofia, sociologia...

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Anônimo
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13 de janeiro de 2014 às 10:32 delete

POSSO ESTAR ERRADA MAS ACHO QUE O NASCIMENTO DESSES PROBLEMAS SURGIU NA DITADURA MILITAR. Andrea

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